quinta-feira, 18 de julho de 2013

Atividade no Sistema ARGO

Atividade avaliada (2° bimestre 2013)

Utilizaremos a aula do dia 25 de julho para realizar esta pesquisa no sistema ARGO no LTI no horário da aula.

Pesquisar no sistema ARGO do SIB/FURG:
1. Há controle no sistema para sinônimos? Como ocorre? Dê exemplos de suas buscas.
2. O sistema faz diferença entre uma busca utilizando acento nas palavras de uma mesma busca sem o uso do acento? Exemplifique.
3. Qual a diferença para buscas no campo "assunto" das buscas realizadas no campo "livre"? Use exemplos de buscas feitas com os mesmos termos nos dois campos e aponte os resultados encontrados.
4. Como o sistema se comporta com relação à busca por expressões chave? Ele é específico nos resultados recuperados? Use exemplos para comprovar a resposta.
5. Há diferença na busca por caracteres em caixa alta da busca por caracteres em caixa baixa?
6. Como o sistema lida com a busca por caracteres numéricos e alfa numéricos?
7. É possível fazer pesquisa pelo número de chamada? Ele retorna respostas exatas/precisas?
8. Como o sistema retorna a lista de resultados na busca? Adota alguma ordem fixa, como por exemplo, ordem de relevância dos resultados ou ordem alfabética? (repetir a mesma busca mais de uma vez para verificar se o resultado é sempre fixo ou se ele se altera a cada busca).
9. O sistema oferece algum tipo de filtro para o resultado da busca? Explique.
10. É possível salvar o resultado da busca?
11. O sistema oferece busca por lógica booleana? Faça alguns testes com buscas por expressões chave utilizando os operadores booleanos oferecidos pelos sistema e registre-as, comentando os resultados encontrados.
12. Como é possível fazer busca por expressão chave no sistema? Qual o mecanismo adotado pelo sistema para recuperar expressões chave e não palavras soltas? Faça algumas buscas e explique.
13. Que tipo de modalidade de indexação é adotada pelo SIB quanto à exaustividade e especificidade, com base nas pesquisas feitas no sistema?
14. Há um catálogo decisório sobre as políticas de indexação adotadas pelo SIB que refletem na indexação no sistema?
15. Foi localizado descritores com erros ortográficos? Cite exemplos encontrados.
16. O sistema permite acesso ao seu índice?
17. Quando o resultado recuperado é nulo, ou seja, recuperou zero documentos, o sistema oferece auxílio para filtrar ou otimizar a busca?
18. Como é feita a indexação de siglas e acrônimos no sistema? Há um controle de vocabulário para isso? Exemplifique com resultados de busca.
19. Através das buscas realizadas no sistema você diria que o mesmo sanou as necessidades informacionais de suas buscas, retornando resultados relevantes na maioria das vezes? Comente e exemplifique.
20. Através de buscas livres realizadas no sistema, qualifique tanto o sistema, quanto a indexação realizada pela instituição, citando exemplos.
21. Comentários adicionais....