quinta-feira, 18 de julho de 2013

Repertório de questões dos textos do seminário



LOPES, Ilza Leite. Uso de linguagens controlada e natural em base de dados. Base Scielo. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v31n1/a05v31n1.pdf

1. Qual a diferença entre linguagem natural e controlada/artificial?

Linguagem natural é aquela adotada no discurso comum, na fala sem preocupação com o controle terminológico adotado. É a linguagem utilizada pelo autor, por exemplo. Já a linguagem controlada ou artificial é aquela desenvolvida com o objetivo de estabelecer o controle terminológico dos conceitos com o objetivo de evitar a polissemia na indexação. Pode ser definida como um conjunto de regras pré-estabelecidas, que adotam termos autorizados para uso pelo sistema para que os resultados de uma busca de documentos em um sistema de recuperação da informação seja relevante.


PONTES, Flavio Vieira; LIMA, G. A. B. de O. A organização do conhecimento em ambientes digitais: aplicação da teoria da classificação facetada. Perspectivas em Ciência da Informação., v. 17, n. 4, p. 18-40, out./dez. 2012. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1411

1. O que são facetas?
São representações de qualquer entidade complexa, a partir de certo número de perspectivas. São considerados aspectos arranjados de forma a descrever um objeto.    

2. Por que as autoras mencionam  que os conhecimentos acumulados sobre como organizar bibliotecas e como tratar informação não estão sendo devidamente aproveitados no contexto digital? 

Aparentemente, as teorias e técnicas desenvolvidas pela biblioteconomia ao longo dos anos, não vêm sendo amplamente aplicadas e ou adaptadas para o contexto das bibliotecas digitais. Isso ocorre, principalmente, no que diz respeito ao uso de estruturas de representação e organização do conhecimento. Observa-se que as bibliotecas digitais não proporcionam a mesma eficácia das bibliotecas tradicionais no que se refere à recuperação da informação. Podemos dizer que bibliotecas digitais são, na maioria dos casos, meros sistemas executores de consultas, que devem ser formuladas e objetivadas por seus usuários.

3. Como a classificação facetada pode contribuir na recuperação da informação de acordo com o texto?

As facetas possibilitam um esquema organizacional multidimensional que, com o uso de ferramentas disponíveis em ambiente digital e na Web, pode ser facilmente consultado e navegado em suas diversas dimensões, de modo que todos os benefícios das classificações facetadas podem ser aproveitados nestes ambientes.


ARAÚJO JUNIOR, R. H. de; TARAPANOFF, K. Precisão no processo  de   busca  e recuperação da informação: uso da mineração de textos. Ciência da informação, v.35, n.3, 2006. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/índex.php/ciinf/article/view/786/643

1. Responda, com suas palavras, a importância da mineração de textos no âmbito da RI.

O  uso da ferramenta de mineração de textos sempre trará maior quantidade de itens bibliográficos do que a lista de palavras-chave utilizada na indexação manual, e assim poderá apoiar na construção de tesauros. O profissional da informação terá a possibilidade de escolher palavras-chave com maior segurança e  que venham a trazer maior precisão para o usuário recuperar a informação.

2. Aponte as vantagens e desvantagens entre realizar a indexação manual (feita pelo bibliotecário) e a indexação por mineração de textos. 





     VANTAGENS
Indexação manual
Por mineração de textos
- A habilidade do indexador de contextualizar,  relacionar palavras, usar  a abstração, bem como  decidir quais termos serao usados para identificar o conteúdo dos documentos para  sua posterior recuperação.
- Maior rapidez no processo de indexação.
- Pode complementar e aperfeiçoar o processo de indexação manual.

   DESVANTAGENS
- Processo de indexação mais lento.
- Custo mais alto.
- Necessita do profissional da informação para a escolha das palavras chaves geradas pela mineração de textos.

3. O que é índice de precisão e por que foi escolhido esse índice na pesquisa para verificar a qualidade da RI?
 
É a taxa de documentos úteis recuperados pelo sistema no total dos documentos recuperados pelo sistema. Esse índice foi escolhido para avaliar, em termos percentuais, o desempenho de um protótipo com aplicação de mineração de textos, confeccionado para ser o espelho da amostra selecionada da base do Infohab na qual os documentos são indexados manualmente.

   
BRASCHER, M; CAFÉ, L. Organização da informação ou organização do conhecimento? In: ANCIB, São Paulo, 2008. Anais..., 2008.         

 1. Qual a diferença entre organização da informação e organização do conhecimento, de acordo com as autoras?

Para as autoras do artigo, Lígia Café e Marisa Brascher, o processo de organização do conhecimento se aplica  a unidades do pensamento (conceitos). A OC visa  à construção de modelos de mundo que se constituem em abstração da realidade.
Já a organização da informação, para as autoras, se aplica às ocorrências individuais de objetos informacionais. Compreende a organização de um conjunto de objetos informacionais para arranjá-los sistematicamente em coleções, neste caso a OI em bibliotecas, museus, arquivos tradicionais ou eletrônicos, envolvendo os processos de representação descritiva e temática de uma obra.


CAMPOS, Maria Luiza de Almeida; GOMES, Hagar Espanha. Organização de domínios de conhecimento e os princípios ranganathianos. Perspect. Cienc. Inf., Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 150-163, jul./dez. 2003.

1)    O que são assuntos básicos e assuntos isolados, para Ranganathan?
Assuntos básicos são os assuntos principais e assuntos isolados são assuntos específicos dentro do assunto principal.

2)    O que é faceta para Ranganathan?
Para Ranganathan facetas são manifestações das próprias categorias dentro de uma área do conhecimento; é um termo genérico usado para denotar algum componente que, pode ser um assunto básico ou um isolado, de um assunto composto, tem função de formar renques, termos e números.

3)    Qual a diferença entre renque e cadeia?
Renques são classes formadas a partir de uma única característica de divisão, formando séries horizontais. Cadeias são séries verticais de conceitos, em que cada conceito tem uma característica a mais ou a menos, conforme a cadeia seja descendente ou ascendente.


    NEVES, Dulce Amélia de Brito; DIAS, Eduardo Wense; PINHEIRO, Ângela Maria Vieira. Uso de estratégias metacognitivas na leitura do indexador. Ci. Inf., Brasília, v. 35, n. 3, p. 141-152, set./dez. 2006.

1. O que é protocolo verbal no âmbito da indexação e para que serve?

     É uma técnica metodológica qualitativa para extração de informações acerca de como os sujeitos realizam e desenvolvem atividades cognitivas. No texto, o protocolo verbal é usado solicitando aos sujeitos que estão lendo um texto, que façam paradas ao longo da leitura e relatem, em voz alta, o que estão pensando. Serve para possibilitar a obtenção de relatos individuais da própria cognição durante a execução de uma tarefa ou à medida que esteja sendo relembrada.

2. Qual a diferença entre cognição e metacognição, com base no texto?

      A cognição é compreendida como os processos mentais inconscientes de uma pessoa, ou seja, a exemplo do leitor, ao ler, ele ativa o cérebro inconscientemente, esse ativamento se chama de cognição. Já a metacognição refere-se ao gerenciamento consciente sobre um fenômeno cognitivo pelo indivíduo, melhor dizendo, o estudo, direcionamento do processo inconsciente.
  

PINTO, V. B. Indexação documentária: uma forma de representação do conhecimento registrado. Perspect. Cienc. Inf., Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 223 - 234, jul./dez. 2001.

1. Explique o processo de indexação, evidenciando e conceituando este processo, de acordo com o texto.

 A indexação consiste em um conjunto de atividades que visam identificar nos documentos descritores acerca dos conteúdos dos mesmos. Estes descritores posteriormente serão traduzidos para uma linguagem documentária e serão utilizados como pontos de acesso ao documento, permitindo ao usuário a recuperação da informação. As etapas que representam o nível de indexação são: - análise conceitual: etapa em que se desenvolve a leitura dos documentos, identificando e extraindo conceitos que representem o conteúdo do documento; - tradução: etapa em que se comparam os termos em linguagem natural extraídos do documento aos de uma linguagem controlada, fazendo-se as adequações necessárias; - controle de qualidade: etapa de desambiguação das palavras, organização e normalização de índices.

2. Explique os três modos de indexação de acordo com o texto, apontando suas vantagens e  desvantagens.

Existem três tipos de indexação: manual (humana), mecânica e por último a indexação semi-automática, a qual integra a indexação manual e mecânica: 
a) Indexação manual: este tipo de indexação é a realiza pelos humanos. Baseia-se na intuição dos indexadores. Suas vantagens são: adotada em países de 1º e 3º mundo, engloba o contexto em que a obra está inserida, oferece maior precisão e, com isso, resultados mais precisos e relevantes para os usuários. Suas desvantagens: custo elevado, fraca coerência intra e entre indexadores, dificuldade para escolha de grande quantidade de conceitos;  
b) Indexação mecânica: este tipo de indexação é realizada por ferramentas da informática, sem interferências de indexadores humanos. Suas vantagens são: agilidade na indexação e baixo custo por ser uma atividade automática. Suas desvantagens são: não engloba o contexto em que a obra está sendo indexada, o que pode provocar baixa relevância e uso exclusivo de linguagem natural através da extração automática das palavras usadas pelo autor, sem adoção de controle de vocabulário.
c) Indexação humana e mecânica: neste tipo de indexação inicialmente é feita a indexação automática e posteriormente um indexador humano analisa os descritores e faz os ajustes necessários. Vantagens: agilidade na indexação e maior produtividade no processo de indexa. Desvantagens: não existem porque a união dos dois modelos é o mais recomendado já que une, tanto a especificidade do indexador, quanto à agilidade da máquina.
 

3. Conceitue e diferencie exaustividade de especificidade de acordo com suas vantagens e desvantagens.

A indexação exaustiva objetiva extrair do documento o maior número de conceitos possíveis, visando à representação de todo o conteúdo da obra, de modo genérico. Embora este tipo de indexação retorne um grande número de conceitos ao usuário, no processo de recuperação da informação poderão ocorrer muitos ruídos. Quando mais exaustiva for à indexação maior será o seu custo porque demanda mais tempo no processo. Já a indexação específica objetiva descrever o conteúdo do documento com profundidade. Ela leva em consideração apenas os conceitos específicos tratados no documento. Este tipo de indexação amplia a precisão na recuperação da informação, porém, aumenta o silêncio, visto que conteúdos não descritos poderiam ser utilizados para sanar as necessidades informacionais de usuários.
#fim!